Descrição
Geralmente, os cupins se escondem nos imóveis e os danos podem não ser aparentes no início. E devido a isto, ganharam a fama de “destruidores silenciosos”. Todas as espécies de cupins são consumidoras de materiais derivados de celulose de madeira. Infelizmente, muitos imóveis, indiferentemente do tipo de construção, podem oferecer alimento para cupins. Os cupins medem de 0,6 a 1cm de tamanho. Os reis e rainhas são os maiores indivíduos da colônia e podem chegar a 1cm de comprimento. Os operários têm corpo mais mole e coloração tipicamente mais clara. A forma alada é fase reprodutiva, tem 2 pares de asas iguais e é conhecida como aleluia ou siriri.
Hábitos
Comumente, os cupins vivem em estruturas de madeira, árvores caídas e no solo. Os hábitos podem variar dependendo da espécie, pois necessitam de diferentes quantidades de umidade. Nas regiões tropicais, as condições para os cupins são ideais e por isso são encontrados em todo território brasileiro. Nos meses quentes e chuvosos, os cupins alados (fase reprodutiva) deixam as colônias para se acasalar. Depois disso, os casais perdem suas asas e se tornam reis e rainhas de novas colônias. Os cupins imaturos se desenvolvem para exercer um dos três papéis em uma colônia: operários, soldados ou reprodutores. As rainhas de algumas espécies de cupins podem colocar milhares de ovos por ano.
Defesa
- Os cupins são uma constante ameaça às nossas casas, a seguir algumas ações que você pode fazer durante o ano para prevenir infestações. Comece eliminando infiltrações e vazamentos de água e restos de madeira do seu imóvel. Estas simples medidas tornam a sua casa menos atrativa para os cupins.
- Elimine problemas de umidade como vazamentos de canos e torneiras e excesso de cobertura de material de origem vegetal como serragem e tocos de madeira.
- Remova fontes de alimento mantendo madeiras e papéis longe de fundações e de vãos estruturais.
Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.